sábado, 23 de agosto de 2008

RESUMÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Oi, amores...
Como havia prometido diponibilizarei um Resumão sobre minhas postagens relacionadas à Organização de Sistemas Organizacionais...

Os sistemas computacionais são formados por três tipos de componentes: processadores, memórias (principal e secundária) e dispositivos de E/S. A tarefa do processador é buscar as instruções na memória uma por uma, decodifica-las e executá-las. O ciclo de busca – decodificação - execução pode sempre ser descrito como um algoritmo (q conhecemos bem, rsrs) e, ser algumas vezes executado por um interpretador escrito em software q roda em um nível mais baixo.
As memórias podem ser classificadas como principais e secundárias. A memória principal é usada para armazenar o programa q estiver sendo executado. Seu tempo de acesso é muito pequeno – da ordem de poucas dezenas de nanossegundos no máximo – e independe do endereço q está sendo acessado.
Em contraste com a memória principal, as memórias secundárias têm um tempo de acesso muito mais alto (da ordem de milissegundos) e dependente do último dado q foi lido ou impresso, além disso, algumas memórias são equipadas com códigos de correção de erros para melhorar a confiabilidade de sua operação.
Os dispositivos E/S (entrada e saída) são usados na transferência de dados de informação para dentro e fora do computador. Eles são ligados ao processador e à memória por intermédio de um ou mais barramentos. Como exemplo desses dispositivos, posso citar: os terminais, os mouses, os modems e as impressoras, por exemplo.

FONTE:
Organização Estruturada de Computadores
Autor: Andrew S. Tanenbaum
Edição: 04
Editora: LTC


É isso aí, amores!
De coração “aberto”, espero q vcs tenham compreendido principalmente esta postagem q trata-se do Resumão das anteriores...

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Organização de Sistemas Computacionais

Oi, amores...
As postagens especiais sobre Arquitetura & Organização de Computadores estão chegando ao fim, contudo, tenho até o dia 25 do corrente mês, para concluir o assunto...Contudo, irei postar o q mais me interessou (e espero sinceramente q tb interesse vcs) sobre esta última parte do assunto: Organização de Sistemas Organizacionais.


Bom, a esta altura vcs já compreendem q um sistema de computador é composto por três partes principais: o processador, as memórias (principal e secundária) e os equipamentos de E/S (entrada e saída), q serão expostos a partir desta postagem.
O maior objetivo nas minhas postagens não é o de q vcs tornem-se feras no meu tema, mas sim q compreendam meus entendimentos sobre o assunto ao qual eu abordo semanalmente. Tendo em vista essa idéia e a necessidade de concluir este assunto, citarei alguns barramentos de E/S (entrada e saída):

Terminais (Teclados e Monitores (vídeos de tela plana);
Mouses;
Impressoras;
Modems;
ISDN (Rede Digital de Serviços Integrados);
Código de Caracteres (ASCII , UNICODE).
O q é realmente importante compreender, num breve estudo sobre E/S é q tais dispositivos são usados na transferência de informação para dentro e para fora do computador. E q são ligados ao processador e à memória por um ou mais barramentos (q já foram citados acima).


FONTE:
Organização Estruturada de Computadores
Autor: Andrew S. Tanenbaum
Edição: 04
Editora: LTC

É isso aí, amores!
Sei q a explicação foi breve, mas não vamos complicar, afinal não precisaremos “aprofundar” nos nossos assuntos...
Na próxima postagem, publicarei um Resumão sobre as coisas q julgo mais importante e q explanei para vcs em minhas postagens.
Aguardem!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Para descontrair...nós merecemos!!! (rsrs)

Oi, amores...
A sátira é besta, mas eu ri muito, e , realmente quem nunca recebeu um e-mail de algum amigo e ficou com "preguiça" de responder...q atire a primeira pedra...ui,ai...(rsrs)


"Por que vc ñ respondeu meu e-mail???"
Você já deve ter passado por essa situação: chega um e-mail enorme de algum amigo e você pensa "Depois eu respondo" mas as horas passam, os dias passam, os meses passam (prometo que não vou falar que até uva passa!) e a pessoa volta a te escrever: "Pô! Por que você não respondeu meu e-mail?"
Para lhe auxiliar (de escritório) neste momento tão delicado (ui!) a Humor Tadela Esqueçation and Desculpation Esfarrapation inventou algumas possíveis respostas para esta intrigante pergunta!

AS MAIS MANJADAS:

  • "Um vírus terrível acabou com o meu micro! Perdi tudo que tinha nele! Você me mandou um e-mail, é?"

  • "Nem te conto... Escrevi duas páginas de e-mail, quando ia assinar o meu nome, travou tudo! Fiquei tão nervoso que chutei o micro e dei perda total do desgraçado! P.S.: li seu e-mail do laptop da minha vó."

  • "Essa semana foi muito corrida, não tive tempo nem pra respirar! Além do mais eu... Ops! Tenho que ir! FUI!"

  • "Perdi toda minha lista de endereços! Que sorte que você me escreveu!!!"

  • "É claro que respondi... E por que VOCÊ não respondeu, hein?"

  • "Estou com tendi... n i t e... aaaaaaaaaaaaaaai!!!!!!!!!!"

  • "Estava doente de cama... Queria te escrever, mas não tive forças...

AS MAIS TRÁGICAS:


  • "Olá... Seu amigo está na UTI em estado 'pior do que gravíssimo', aqui é a enfermeira... As últimas palavras dele foram 'cheque o meu e-mail...''

  • "Ele se foi... Seu novo e-mail é almapenada6591254877@alem.com. Quer que eu encaminhe pra esse endereço?"

  • "Sofri um acidente e perdi toda a memória... vamos começar de novo? De onde teclas?"

  • "Estouuuu ppaaarrraapléégico e soó coonsiggo esscreverr com a bbboca... uumm bbeeijoo... mmas aabracço naaum possso ddá naaum..."

  • "Estou preso por estupro seguido de assassinato e canibalismo e é inafiançável! Escrevo do LapTop do carcereiro, que está bem atrás de mim, e me cobrou um preço BEM ALTO pra checar meu e-mail... desculpe a letra tremida..."

  • "Estou num hospício! Mas cuidado pra ninguém te ver por aqui, fala baixo... Xi, se esconde! O Monitor está chegando!"

  • "Fui intimado pra servir o exército. Agora estou em campo de batalha... e escrever e-mail aqui é muito arriscaaaaaaa,.;,.ndiupfpeaigfgauh........ Seu amigo já era! Há, há, há..."

  • "Fui seqüestrado... Já que você escreveu, o resgate é um milhão de reais... Deposita na minha conta, tá?"


AGORA AS MAIS SINCERAS:


  • "Não respondi porque eu não quis! E daí?"

  • "Ah, Eu tenho mais o que fazer! Não enche o saco!"

  • "Não quero mais me corresponder com pessoas como você!"

  • "Por que você não responde seus próprios e-mails e me deixa em paz, hein?!"

  • "Por que você me mandou um e-mail?"

FONTE:

http://humortadela1.uol.com.br/satiras/satiras_064.html

Divirtam-se!!!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Muito Romântica...rsrs

Oi, amores...
Sei q não tem haver com a postagem sobre Arquitetura & Organizações de Computadores...
Mas, hj tô muito romântica (rsrs) e estava postando no blog ouvindo e vendo "Amado", de Vanessa da Mata...a música é linda, por isso disponibilizarei o link para vcs...


http://br.youtube.com/watch?v=5lI6ZfBvGcc&feature=related

Divirtam-se!!!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

Organização de Sistemas Computacionais

Oi, amores...
Como declarado na postagem anterior, hj postarei meus entendimentos sobre Memória Secundária de um Computador...
Memória Secundária
Por maior q seja a capacidade da memória principal, ela sempre considerada muito pequena. As pessoas sempre querem armazenar mais informações do que a memória pode guardar, principalmente porque, na medida em que a tecnologia evolui, as pessoas começam a pensar em armazenar um volume de informações inimiginável nos paradigmas anteriores. Por exemplo, as regras o orçamento do governo dos Estados Unidos obrigam a que as diversas agências governamentais tenham receita própria. Poder-se-ia então imaginar que, para gerar receita, a Biblioteca do Congresso americano decidisse digitalizar e vender o conteúdo de todo o seu acervo como um artigo de consumo (" Todo o conhecimento Humano por apenas 49 dólares"). Grosso modo, o acervo dessa biblioteca é composto de 50 milhões de livros, cada um deles com uma média de 1MB de texto e 1 MB de figuras compactadas. Portanto, seria necessário armazenar 10(esse 10 seria elevado a 14, só q não sei como digitar isso no teclado, desculpem-me, amores!) bytes ou 100 terabytes. Isto sem contar os 50.000 filmes existentes no mundo, que também fazem parte do seu acervo. Fica claro que essa quantidade de informação jamais poderia ser armazenada na memória principal de um computador, pelo menos nas próximas décadas. é como se a memória principal desse um "suporte" a memória secundária, entenderam?
FONTE:
Organização Estruturada de Computadores
Autor: Andrew S. Tanenbaum
Edição:04
Editora: LTC
É isso aí, amores!
Um exemplo tranquilo para explicar memória secundária de um computador...Espero q o tenham compreendido...
Até a próxima postagem!
Beijinhos,
Hevelynn Martins =).

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Organização de Sistemas Computacionais

Oi, amores...
Semana passada minhas postagens se referiam aos processadores de um computador, agora, continuando o assunto : Organização de Sistemas Organizacionais, disponibilizarei breves explicações sobre memórias dos computadores...

A memória é a parte do computador onde os programas e os dados são armazenados. Sem uma memória na qual os processadores possam ler ou escrever informações, o conceito de computador digital com programa armazenado não pode ser implementado.

Memória Principal:

A unidade básica de memória é o dígito binário, conhecido como bit. Um bit pode ter o valor 0 ou o valor 1. Ele é a unidade de memória mais simples possível. ( Assim, amores: Um dispositivo capaz de armazenar somente zeros não implementa o conceito de sistema de memória; é necessário um mínimo de dois valores para que se possam armazenar informações diferentes.)
Às vezes se ouve falar que os computadores usam aritmética binária por causa da sua "eficiência". O que se quer dizer com isso é que um sistema de armazenamento de informação digital é baseado na distinção entre valores diferentes de alguma grandeza física, como corrente ou tensão. Quanto mais valores houver a serem identificados, menor será a separação entre valores adjacentes, e como consequência o sistema de memória será menos confiável. No sistema de numeração binário só há necessidade de se distinguir entre dois valores. Consequentemente, o método de codificação da informação digital em binário é o mais confiável de todos. (Que não vejo necessidade de citar pq não estudaremos o assunto "profundamente").

FONTE:
Organização Estruturada de Computadores
Autor: Andrew S. Tanenbaum
Edição: 04
Editora: LTC

É isso aí, amores!
Amanhã continuarei explanando meus entendimentos em Memórias dos Pc's, porém relacionando o assunto à Memória Secundária...
Aguardem!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).