quarta-feira, 23 de julho de 2008

Portal do Estudante da Uefs

http://academico.uefs.br/
http://bibuefs.uefs.br/

Oi,amores...
Aí está o Portal da Uefs e da Biblioteca da mesma...
Espero q seja útil...
Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Introdução à Arquitetura & Organização de Pc's

Oi, amores...
Semana passada, apenas citei o assunto do qual eu trataria em meu Blog...
Como não quero (nem devo) ficar de enrolação, vou ser breve e iniciar aos poucos uma Introdução em Arquitetura & Organização de Computadores, visto que por se tratar de assunto denso, precisará de um pouco de paciência e atenção para ser compreendido...
Então, vamos com calma!
Antes de qualquer coisa vou explanar brevemente a definição de Computadores.

Denomina-se computador, uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

A principal característica dos computadores modernos, o que se distingue de outras máquinas, é que pode ser programado. Isto significa que uma lista de instruções pode ser armazenada na memória e executa posteriormente.

A arquitetura de computadores é de certa forma, a teoria por detrás do desenho de um computador. Da mesma maneira que um arquiteto de edifícios define os princípios e os objetivos de um projeto de edificação como base dos projetos do projetista, assim também um arquiteto de computadores o faz, definindo a base das especificações do desenho do sistema. A Arquitetura de computadores pode também ser definida como a estrutura e a organização dos hardwares e se refere ao funcionamento interno do computador, como está organizada e arranjada a parte não vista pelo usuário de computador.

Existem vários modos de uso do termo, que podem ser usados referindo-se a:

  • Arquiteturas de hardware mais generalizadas, tais como computação em conjunto e arquiteturas NUMA (acesso não-uniforme à memória).

  • A utilização menos formal do termo refere-se a uma descrição dos requisitos (especialmente requisitos de velocidades e interligação) ou implementação do design para as várias partes de um computador, tais como memória, placa mãe, periféricos eletrônicos ou, mais frequentemente, CPU.

  • A arquitetura é frequentemente definida como o conjunto de atributos da máquina que um programador deve compreender para que consiga programar o computador específico com sucesso, ou seja, para que consiga compreender o que o programa irá fazer aquando da sua execução. Por exemplo, parte da arquitetura são as instruções e o raio de operadores manipulados por elas. De uma maneira semelhante, a frequência em que o sistema opera não é incluida na arquitetura. Esta definição revela as duas principais considerações dos arquitetos de computadores: (1)desenhar hardware que se comporta como o programador pensa que se irá comportar, (2)utilizar implementações existentes de tecnologias (por exemplo, semicondutores) para construir o melhor computador possível. A 2ª consideração é frequentemente referida como a microarquitetura.


A evolução dos computadores pessoais está diretamente associada ao aumento da frequência e da potência dos processadores e das placas gráficas, bem como à capacidade cada vez maior dos chips de memória que continuamente aparecem no mercado. De tempos em tempos, a arquitetura interna dos PCs, ou seja, as bases sobre as quais eles são construidos, deve ser aperfeiçoada para dar suporte a todas as novas tecnologias.A arquitetura interna de um PC é definida pela forma em que se estruturam e interagem os componentes básicos do hardware. Por esse motivo, as características e funcionalidades de uma determinada arquitetura derivam, em grande parte, da capacidade e da eficiência das transferências de informação que ocorrem através dos barramentos de dados. Na prática, isso se traduz no fato de que dois computadores equipados exatamente com os mesmos processador, memória, placa de vídeo e assim por diante, mas com arquiteturas diferentes (isto é, com diferentes placas-mãe ou chipsets), podem revelar grandes diferenças de rendimentos e de desempenhos.

Bom, Amores, se divirtam com a introdução do assunto, espero que o tenham compreendido...

Fontes:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=163541

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitectura_de_computadores


Até a próxima!

Aguardem!!!


Beijinhos,

Hevelynn Martins =).