quarta-feira, 23 de julho de 2008
Portal do Estudante da Uefs
http://bibuefs.uefs.br/
Oi,amores...
Aí está o Portal da Uefs e da Biblioteca da mesma...
Espero q seja útil...
Beijinhos,
Hevelynn Martins =).
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Introdução à Arquitetura & Organização de Pc's
Denomina-se computador, uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
A principal característica dos computadores modernos, o que se distingue de outras máquinas, é que pode ser programado. Isto significa que uma lista de instruções pode ser armazenada na memória e executa posteriormente.
A arquitetura de computadores é de certa forma, a teoria por detrás do desenho de um computador. Da mesma maneira que um arquiteto de edifícios define os princípios e os objetivos de um projeto de edificação como base dos projetos do projetista, assim também um arquiteto de computadores o faz, definindo a base das especificações do desenho do sistema. A Arquitetura de computadores pode também ser definida como a estrutura e a organização dos hardwares e se refere ao funcionamento interno do computador, como está organizada e arranjada a parte não vista pelo usuário de computador.
Existem vários modos de uso do termo, que podem ser usados referindo-se a:
- Arquiteturas de hardware mais generalizadas, tais como computação em conjunto e arquiteturas NUMA (acesso não-uniforme à memória).
- A utilização menos formal do termo refere-se a uma descrição dos requisitos (especialmente requisitos de velocidades e interligação) ou implementação do design para as várias partes de um computador, tais como memória, placa mãe, periféricos eletrônicos ou, mais frequentemente, CPU.
- A arquitetura é frequentemente definida como o conjunto de atributos da máquina que um programador deve compreender para que consiga programar o computador específico com sucesso, ou seja, para que consiga compreender o que o programa irá fazer aquando da sua execução. Por exemplo, parte da arquitetura são as instruções e o raio de operadores manipulados por elas. De uma maneira semelhante, a frequência em que o sistema opera não é incluida na arquitetura. Esta definição revela as duas principais considerações dos arquitetos de computadores: (1)desenhar hardware que se comporta como o programador pensa que se irá comportar, (2)utilizar implementações existentes de tecnologias (por exemplo, semicondutores) para construir o melhor computador possível. A 2ª consideração é frequentemente referida como a microarquitetura.
Bom, Amores, se divirtam com a introdução do assunto, espero que o tenham compreendido...
Fontes:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=163541
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitectura_de_computadores
Até a próxima!
Aguardem!!!
Beijinhos,
Hevelynn Martins =).