Oi, amores...
Como já havia anunciado na postagem anterior, hoje estarei exemplificando as distinções dos termos ARQUITETURA e ORGANIZAÇÃO de PC's...
Arquitetura de um Computador:
É bom lembrar que atributos de um sistema que são visíveis para o programador, são referentes à arquitetura dos pc's e não à sua organização, ok?
Exemplos de atributos de arquitetura incluem o conjunto de instruções, o número de bits usados para representar os vários tipos de dados (por exemplo, números...caracteres), os mecanismos de E/S (Entrada e Saída) e os técnicos de endereçamento à memória ...mas, não precisa "pedir para sair" pq não entendeu cada um deles..rsrs...os trabalharemos individualmente afim de sua compreensão!
Organização de um Computador:
Também vale lembrar que trata-se de atributos de um sistema que implementam as especificações da sua arquitetura...Vamos pensar assim: é como se fosse um homem ou uma mulher bonito(a) que usam maquiagem para aperfeiçoar ainda mais sua beleza...dá para entender? Trata-se portanto de um auxílio à arquitetura...
Exemplos de atributos de organização incluem detalhes de hardware transparentes ao programador, tais como: sinais de controle, aa interfaces entre o computador e os periféricos e a tecnologia de memória utilizada.
Logo, a distinção entre arquitetura e organização é de fundamental importância. Tudo isso que se citei acima é para vcs entenderem que a partir de meus estudos pude observar que muitos fabricantes de computador oferecem uma "família" de modelos de computadores, todos com a mesma arquitetura, mas com diferenças de organização. Dessa maneira, os diferentes modelos de "família" têm preços e características de desempenho distintos. Além disso, uma arquitetura pode sobreviver por muitos anos, enquanto sua organização muda com a evolução da tecnologia. Contudo, como a organização deve ser projetada para implementar uma especificação particular de arquitetura, uma análise minunciosa na organização de um computador, requer tb um "exame" detalhado de sua arquitetura.
FONTE:
Arquitetura e Organização de Computadores
Autor: William Stallings
Edição:05
Editora: Pearson, Prentice Hall
É isso aí, amores! Espero q esta postagem tenha servido para a compreensão das diferenças de "contexto" no meu tema, e, ficar atento(a) pois estas definições e exemplificações serão analisadas mais detalhadamente a partir de cada tópico referido na postagem, tipo memória, E/S... e sem esses prévios conceitos ficaria um tanto complicado q nós sem base alguma compreendessemos, né?
Então, até a próxima!
Aguardem!
Beijinhos,
Hevelynn Martins=).