segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Organização de Sistemas Computacionais

Oi, amores...
Semana passada minhas postagens se referiam aos processadores de um computador, agora, continuando o assunto : Organização de Sistemas Organizacionais, disponibilizarei breves explicações sobre memórias dos computadores...

A memória é a parte do computador onde os programas e os dados são armazenados. Sem uma memória na qual os processadores possam ler ou escrever informações, o conceito de computador digital com programa armazenado não pode ser implementado.

Memória Principal:

A unidade básica de memória é o dígito binário, conhecido como bit. Um bit pode ter o valor 0 ou o valor 1. Ele é a unidade de memória mais simples possível. ( Assim, amores: Um dispositivo capaz de armazenar somente zeros não implementa o conceito de sistema de memória; é necessário um mínimo de dois valores para que se possam armazenar informações diferentes.)
Às vezes se ouve falar que os computadores usam aritmética binária por causa da sua "eficiência". O que se quer dizer com isso é que um sistema de armazenamento de informação digital é baseado na distinção entre valores diferentes de alguma grandeza física, como corrente ou tensão. Quanto mais valores houver a serem identificados, menor será a separação entre valores adjacentes, e como consequência o sistema de memória será menos confiável. No sistema de numeração binário só há necessidade de se distinguir entre dois valores. Consequentemente, o método de codificação da informação digital em binário é o mais confiável de todos. (Que não vejo necessidade de citar pq não estudaremos o assunto "profundamente").

FONTE:
Organização Estruturada de Computadores
Autor: Andrew S. Tanenbaum
Edição: 04
Editora: LTC

É isso aí, amores!
Amanhã continuarei explanando meus entendimentos em Memórias dos Pc's, porém relacionando o assunto à Memória Secundária...
Aguardem!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

Nenhum comentário: