quarta-feira, 27 de agosto de 2008

ACABOU...=//

Oi, amores...
hoje é o nosso último dia útil para postagens! E, eu queria agradecer a todos q visitaram meu blog, a todos q comentaram com sugestões ou críticas...enfim...a todos q tiveram curiosidade de estudar os assuntos referidos neste período...
Gostei muito do resultado e, sinceramente, espero q vcs tb tenham gostado!!!

OBS: Queria avisar-lhes q continuarei com este endereço, não mais postando sobre Arquitetura & Organização de Computadores, mas sim como um blog pessoal...Qnd quiserem e puderem visitem meu blog, ok?

Beijinhos, Sucesso...(a todos nós...rsrs)


Hevelynn Martins =).

domingo, 24 de agosto de 2008

Domingo é dia de relaxar...rsrs

Oi, amores...

Olha, eu não se vcs gostam! Mas eu gosto muito das piadas do Coxinha & Doquinha...é a realidade mundial (afinal, o q mais vemos por aí, são pessoas "desse nível"...) exposta por algumas simples piadas...rsrs...

Então, abaixo está disponível o link...

http://br.youtube.com/watch?v=tZybQrc1doQ

Nada melhor do q rir um pouquinho antes de dormir em pleno domingo e acordar preparada(o) para uma cansativa aula de química...rsrsrs

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

sábado, 23 de agosto de 2008

RESUMÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Oi, amores...
Como havia prometido diponibilizarei um Resumão sobre minhas postagens relacionadas à Organização de Sistemas Organizacionais...

Os sistemas computacionais são formados por três tipos de componentes: processadores, memórias (principal e secundária) e dispositivos de E/S. A tarefa do processador é buscar as instruções na memória uma por uma, decodifica-las e executá-las. O ciclo de busca – decodificação - execução pode sempre ser descrito como um algoritmo (q conhecemos bem, rsrs) e, ser algumas vezes executado por um interpretador escrito em software q roda em um nível mais baixo.
As memórias podem ser classificadas como principais e secundárias. A memória principal é usada para armazenar o programa q estiver sendo executado. Seu tempo de acesso é muito pequeno – da ordem de poucas dezenas de nanossegundos no máximo – e independe do endereço q está sendo acessado.
Em contraste com a memória principal, as memórias secundárias têm um tempo de acesso muito mais alto (da ordem de milissegundos) e dependente do último dado q foi lido ou impresso, além disso, algumas memórias são equipadas com códigos de correção de erros para melhorar a confiabilidade de sua operação.
Os dispositivos E/S (entrada e saída) são usados na transferência de dados de informação para dentro e fora do computador. Eles são ligados ao processador e à memória por intermédio de um ou mais barramentos. Como exemplo desses dispositivos, posso citar: os terminais, os mouses, os modems e as impressoras, por exemplo.

FONTE:
Organização Estruturada de Computadores
Autor: Andrew S. Tanenbaum
Edição: 04
Editora: LTC


É isso aí, amores!
De coração “aberto”, espero q vcs tenham compreendido principalmente esta postagem q trata-se do Resumão das anteriores...

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Organização de Sistemas Computacionais

Oi, amores...
As postagens especiais sobre Arquitetura & Organização de Computadores estão chegando ao fim, contudo, tenho até o dia 25 do corrente mês, para concluir o assunto...Contudo, irei postar o q mais me interessou (e espero sinceramente q tb interesse vcs) sobre esta última parte do assunto: Organização de Sistemas Organizacionais.


Bom, a esta altura vcs já compreendem q um sistema de computador é composto por três partes principais: o processador, as memórias (principal e secundária) e os equipamentos de E/S (entrada e saída), q serão expostos a partir desta postagem.
O maior objetivo nas minhas postagens não é o de q vcs tornem-se feras no meu tema, mas sim q compreendam meus entendimentos sobre o assunto ao qual eu abordo semanalmente. Tendo em vista essa idéia e a necessidade de concluir este assunto, citarei alguns barramentos de E/S (entrada e saída):

Terminais (Teclados e Monitores (vídeos de tela plana);
Mouses;
Impressoras;
Modems;
ISDN (Rede Digital de Serviços Integrados);
Código de Caracteres (ASCII , UNICODE).
O q é realmente importante compreender, num breve estudo sobre E/S é q tais dispositivos são usados na transferência de informação para dentro e para fora do computador. E q são ligados ao processador e à memória por um ou mais barramentos (q já foram citados acima).


FONTE:
Organização Estruturada de Computadores
Autor: Andrew S. Tanenbaum
Edição: 04
Editora: LTC

É isso aí, amores!
Sei q a explicação foi breve, mas não vamos complicar, afinal não precisaremos “aprofundar” nos nossos assuntos...
Na próxima postagem, publicarei um Resumão sobre as coisas q julgo mais importante e q explanei para vcs em minhas postagens.
Aguardem!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Para descontrair...nós merecemos!!! (rsrs)

Oi, amores...
A sátira é besta, mas eu ri muito, e , realmente quem nunca recebeu um e-mail de algum amigo e ficou com "preguiça" de responder...q atire a primeira pedra...ui,ai...(rsrs)


"Por que vc ñ respondeu meu e-mail???"
Você já deve ter passado por essa situação: chega um e-mail enorme de algum amigo e você pensa "Depois eu respondo" mas as horas passam, os dias passam, os meses passam (prometo que não vou falar que até uva passa!) e a pessoa volta a te escrever: "Pô! Por que você não respondeu meu e-mail?"
Para lhe auxiliar (de escritório) neste momento tão delicado (ui!) a Humor Tadela Esqueçation and Desculpation Esfarrapation inventou algumas possíveis respostas para esta intrigante pergunta!

AS MAIS MANJADAS:

  • "Um vírus terrível acabou com o meu micro! Perdi tudo que tinha nele! Você me mandou um e-mail, é?"

  • "Nem te conto... Escrevi duas páginas de e-mail, quando ia assinar o meu nome, travou tudo! Fiquei tão nervoso que chutei o micro e dei perda total do desgraçado! P.S.: li seu e-mail do laptop da minha vó."

  • "Essa semana foi muito corrida, não tive tempo nem pra respirar! Além do mais eu... Ops! Tenho que ir! FUI!"

  • "Perdi toda minha lista de endereços! Que sorte que você me escreveu!!!"

  • "É claro que respondi... E por que VOCÊ não respondeu, hein?"

  • "Estou com tendi... n i t e... aaaaaaaaaaaaaaai!!!!!!!!!!"

  • "Estava doente de cama... Queria te escrever, mas não tive forças...

AS MAIS TRÁGICAS:


  • "Olá... Seu amigo está na UTI em estado 'pior do que gravíssimo', aqui é a enfermeira... As últimas palavras dele foram 'cheque o meu e-mail...''

  • "Ele se foi... Seu novo e-mail é almapenada6591254877@alem.com. Quer que eu encaminhe pra esse endereço?"

  • "Sofri um acidente e perdi toda a memória... vamos começar de novo? De onde teclas?"

  • "Estouuuu ppaaarrraapléégico e soó coonsiggo esscreverr com a bbboca... uumm bbeeijoo... mmas aabracço naaum possso ddá naaum..."

  • "Estou preso por estupro seguido de assassinato e canibalismo e é inafiançável! Escrevo do LapTop do carcereiro, que está bem atrás de mim, e me cobrou um preço BEM ALTO pra checar meu e-mail... desculpe a letra tremida..."

  • "Estou num hospício! Mas cuidado pra ninguém te ver por aqui, fala baixo... Xi, se esconde! O Monitor está chegando!"

  • "Fui intimado pra servir o exército. Agora estou em campo de batalha... e escrever e-mail aqui é muito arriscaaaaaaa,.;,.ndiupfpeaigfgauh........ Seu amigo já era! Há, há, há..."

  • "Fui seqüestrado... Já que você escreveu, o resgate é um milhão de reais... Deposita na minha conta, tá?"


AGORA AS MAIS SINCERAS:


  • "Não respondi porque eu não quis! E daí?"

  • "Ah, Eu tenho mais o que fazer! Não enche o saco!"

  • "Não quero mais me corresponder com pessoas como você!"

  • "Por que você não responde seus próprios e-mails e me deixa em paz, hein?!"

  • "Por que você me mandou um e-mail?"

FONTE:

http://humortadela1.uol.com.br/satiras/satiras_064.html

Divirtam-se!!!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Muito Romântica...rsrs

Oi, amores...
Sei q não tem haver com a postagem sobre Arquitetura & Organizações de Computadores...
Mas, hj tô muito romântica (rsrs) e estava postando no blog ouvindo e vendo "Amado", de Vanessa da Mata...a música é linda, por isso disponibilizarei o link para vcs...


http://br.youtube.com/watch?v=5lI6ZfBvGcc&feature=related

Divirtam-se!!!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

Organização de Sistemas Computacionais

Oi, amores...
Como declarado na postagem anterior, hj postarei meus entendimentos sobre Memória Secundária de um Computador...
Memória Secundária
Por maior q seja a capacidade da memória principal, ela sempre considerada muito pequena. As pessoas sempre querem armazenar mais informações do que a memória pode guardar, principalmente porque, na medida em que a tecnologia evolui, as pessoas começam a pensar em armazenar um volume de informações inimiginável nos paradigmas anteriores. Por exemplo, as regras o orçamento do governo dos Estados Unidos obrigam a que as diversas agências governamentais tenham receita própria. Poder-se-ia então imaginar que, para gerar receita, a Biblioteca do Congresso americano decidisse digitalizar e vender o conteúdo de todo o seu acervo como um artigo de consumo (" Todo o conhecimento Humano por apenas 49 dólares"). Grosso modo, o acervo dessa biblioteca é composto de 50 milhões de livros, cada um deles com uma média de 1MB de texto e 1 MB de figuras compactadas. Portanto, seria necessário armazenar 10(esse 10 seria elevado a 14, só q não sei como digitar isso no teclado, desculpem-me, amores!) bytes ou 100 terabytes. Isto sem contar os 50.000 filmes existentes no mundo, que também fazem parte do seu acervo. Fica claro que essa quantidade de informação jamais poderia ser armazenada na memória principal de um computador, pelo menos nas próximas décadas. é como se a memória principal desse um "suporte" a memória secundária, entenderam?
FONTE:
Organização Estruturada de Computadores
Autor: Andrew S. Tanenbaum
Edição:04
Editora: LTC
É isso aí, amores!
Um exemplo tranquilo para explicar memória secundária de um computador...Espero q o tenham compreendido...
Até a próxima postagem!
Beijinhos,
Hevelynn Martins =).

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Organização de Sistemas Computacionais

Oi, amores...
Semana passada minhas postagens se referiam aos processadores de um computador, agora, continuando o assunto : Organização de Sistemas Organizacionais, disponibilizarei breves explicações sobre memórias dos computadores...

A memória é a parte do computador onde os programas e os dados são armazenados. Sem uma memória na qual os processadores possam ler ou escrever informações, o conceito de computador digital com programa armazenado não pode ser implementado.

Memória Principal:

A unidade básica de memória é o dígito binário, conhecido como bit. Um bit pode ter o valor 0 ou o valor 1. Ele é a unidade de memória mais simples possível. ( Assim, amores: Um dispositivo capaz de armazenar somente zeros não implementa o conceito de sistema de memória; é necessário um mínimo de dois valores para que se possam armazenar informações diferentes.)
Às vezes se ouve falar que os computadores usam aritmética binária por causa da sua "eficiência". O que se quer dizer com isso é que um sistema de armazenamento de informação digital é baseado na distinção entre valores diferentes de alguma grandeza física, como corrente ou tensão. Quanto mais valores houver a serem identificados, menor será a separação entre valores adjacentes, e como consequência o sistema de memória será menos confiável. No sistema de numeração binário só há necessidade de se distinguir entre dois valores. Consequentemente, o método de codificação da informação digital em binário é o mais confiável de todos. (Que não vejo necessidade de citar pq não estudaremos o assunto "profundamente").

FONTE:
Organização Estruturada de Computadores
Autor: Andrew S. Tanenbaum
Edição: 04
Editora: LTC

É isso aí, amores!
Amanhã continuarei explanando meus entendimentos em Memórias dos Pc's, porém relacionando o assunto à Memória Secundária...
Aguardem!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Para descontrair...nós merecemos...rsrs

Amores, divirtam-se...

Frases "divertidas" sobre Computadores...

Existem apenas 10 tipos de pessoas neste mundo: as que entendem códigos binários e as que não entendem!(Enviada por Richard Amaral)
A diferença entre o Bill Gates e o Batman é que o Batman consegue derrotar o Pingüim.(Enviada por Isaac Dias)
Se chefe fosse arquivo, teria a extensão .fdp.
Se seu Windows não trava, reclame com a Microsoft.(Enviada por Gilberto Leandro Frits)
Enquanto você lê esta frase, o Bill Gates está ganhando mais 1 milhão de dólares.
Na era da informática, o castigo vem via internet.(Enviada por Jaime)
Aluno de informática não cola, faz backup.(Enviada por Marcos Carvalho)
640kb sempre serão suficientes! (Bill Gates, em 1981)(Enviada por Dunha)
Atenção, o vírus requer mais espaço para ser executado, por favor libere mais memória.(Enviada por O Japa)
A Microsoft apóia o aquecimento global para tentar acabar com os pingüins.(Enviada por The Jowker)
Quando o computador apresentar irregularidades, pode ser problema de BIOS (Bicho Ignorante Operando Sistema).(Enviada por Fabio Aguilar)
O Universo por nos conhecido é apenas uma versão beta.(Enviada por Aline)
O Natal das pessoas viciadas em computador é diferente. No dia 25 de Dezembro, o Papai Noel desce pelo cabo de rede, sai pela porta serial e diz: Feliz Natal, ROM, ROM, ROM!(Enviada por Byazinhahhhhh)
O problema do computador é o USB (Usuário Super Burro).(Enviada por Willian Rise)
Sogra.exe - Ocupa muito espaço e não serve pra nada.(Enviada por Lucas zsc)
O que é pior, Sogra ou Windows?(Enviada por ChiKão)
Não confunda modess com modem, o slot é diferente.(Enviada por Moizez S. da Silva)
Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.(Enviada por Samoel Schweitzer)
Quem clica seus males multiplica.(Enviada por Samoel Schweitzer)
Meu computador não tem memória. Só uma vaga lembrança!(Enviada por Tiago Rodrigo)
Se a mensagem não estiver clara, aumente o brilho da tela.(Enviada por Edson josé)
Quem nunca pirateou que atire o primeiro disco... que eu atiro uma cópia!(Enviada por Edson José)
Errar é humano, colocar a culpa no computador é mais humano ainda.(Enviada por Edson josé)
Se o computador atrapalha os estudos, saia da escola.(Enviada por Edson Jose)
O Linux é meu pastor e nada me travará.(Enviada por Luiz Carlos Junior)
Na informática nada se perde, nada se cria. Tudo se copia... e depois se cola.(Enviada por Marconni)
Me identifico com o meu computador: legítimo, de boa qualidade, bonito, esperto e rápido.(Enviada por Isabela Meira)
Meu computador é pancadão, se não bater, ele não funciona.(Enviada por Andre Monteiro Aju/SE)
Aquele que nunca perdeu um arquivo, que atire o primeiro disquete.(Enviada por Scheoll)


FONTE:
http://humortadela1.uol.com.br/satiras/satiras_180.html

É isso, aí...
td q precisamos é rir sem motivos...rsrs

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Organização de Sistemas Computacionais

Oi, amores...
Infelizmente não estava com condições físicas/psicológicas para postar na segunda-feira como de costume...minha sinusite "atacou" e já era Hevelynn ontem...rsrs...
Mas, sem lamentações!
Fiquei devendo citar a outra parte do assunto no q se refere a processadores...
O processador é constituído por diversas partes distintas. A unidade de controle é a parte do processador responsável pela busca das instruções na memória principal e pela determinação do tipo de cada instrução. A unidade aritmética lógica (UAL) realiza um conjunto de operações, como soma por exemplo, operações estas, necessárias à execução de instruções.
O processador tem tb uma memória pequena e de alta velocidade, usada para armazenar resultados temporários e certas informações de controle. Essa memória é formada por um conjunto de registradores, cada qual com um determinado tamanho e uma determinada função. Em geral, todos os registradores de um processador têm o mesmo tamanho. Cada um deles pode armazenar um número até um valor máximo, valor esse estabelecido pelo tamanho do registrador. Em função de estarem situados dentro do processador, os registradores podem ser lidos e escritos a uma velocidade bastante alta.
De todos os registradores de um processador, o mais importante é o Program Counter (PC),* cujo valor aponta a próxima instrução a ser buscada na memória para ser executada no processador. O nome "Program Counter" não é muito apropriado para designar esse egistrador, pois sua função nada tem a ver com contagem, mas a expressão é aceita universalmente. Um outro registrador importante é o Registrador de Instruções (IR), q armazena a instrução q está sendo executada. A maioria dos processadores tem vários outros registradores, alguns de propósito geral e outros de propósito específico.
* A expressão Program Counter não será traduzida, por seu uso já consagrado em sua versão em inglês.(N.T.)
FONTE:
Organização Estruturada de Computadores
Autor: Andrew S. Tanenbaum
Edição: 04
Editora: LTC
É isso aí, amores!
Nas próximas postagens continuarei explanando meus entendimentos sobre a Organização dos Sistemas Computacionais.
Aguardem!
Beijinhos,
Hevelynn Martins =).

domingo, 10 de agosto de 2008

Organização de Sistemas Computacionais...

Oi, amores...
Agora q já estamos aptos a iniciar o assunto com mais "profundidade", visto q já foi explanado os conceitos, as distinções e alguns exemplos no q se refere à Arquitetura & Organização dos Computadores, em minhas próximas postagens serão expostas meus entendimentos a partir de um estudo rápido sobre a Organização dos Sistemas Organizacionais...
Um computador eletrônico digital é um sistema composto por um conjunto de processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída interligados. Com muita cautela, iremos compreender esses três componentes básicos de um computador e as suas interconexões. Os processadores, as memórias e os dispositivos de entrada e saída são elementos-chave para o entendimento dos sistemas computacionais, estando presentes em cada um dos níveis de sua organização, de modo qvamos iniciar nosso estudo da arquitetura dos computadores analisando cada um deles separadamente, começando pelo processador.
O processador é o "cérebro" do computador. Sua função é executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada uma das instruções do programa, examinando-as, executando-as uma após a outra. Os componentes de tal computador são interligados por meio de um barramento, um conjunto de fios paralelos q permite a transmissão de dados, endereços e sinais de controle. Existem barramentos externos ao processador, cuja função é conectá-lo à memória e aos dispositivos de entrada e saída, e barramentos q ficam dentro do processador.
FONTE:
Autor: Andrew S. Tanenbaum
Editora: LTC
Edição: 04
Amores, vou dar uma paradinha por aqui...caso contrário vcs me arrebentam, ou pior, nem param para ler minhas postagens...rsrs
Na próxima postagem, continuarei expondo minhas breves pesquisas sobre processadores...
Aguardem!
Beijinhos,
Hevelynn Martins =).

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Continuando...Exemplificando as distinções de Arquitetura e Organização dos PC's

Oi, amores...
Como já havia anunciado na postagem anterior, hoje estarei exemplificando as distinções dos termos ARQUITETURA e ORGANIZAÇÃO de PC's...
Arquitetura de um Computador:
É bom lembrar que atributos de um sistema que são visíveis para o programador, são referentes à arquitetura dos pc's e não à sua organização, ok?
Exemplos de atributos de arquitetura incluem o conjunto de instruções, o número de bits usados para representar os vários tipos de dados (por exemplo, números...caracteres), os mecanismos de E/S (Entrada e Saída) e os técnicos de endereçamento à memória ...mas, não precisa "pedir para sair" pq não entendeu cada um deles..rsrs...os trabalharemos individualmente afim de sua compreensão!
Organização de um Computador:
Também vale lembrar que trata-se de atributos de um sistema que implementam as especificações da sua arquitetura...Vamos pensar assim: é como se fosse um homem ou uma mulher bonito(a) que usam maquiagem para aperfeiçoar ainda mais sua beleza...dá para entender? Trata-se portanto de um auxílio à arquitetura...
Exemplos de atributos de organização incluem detalhes de hardware transparentes ao programador, tais como: sinais de controle, aa interfaces entre o computador e os periféricos e a tecnologia de memória utilizada.
Logo, a distinção entre arquitetura e organização é de fundamental importância. Tudo isso que se citei acima é para vcs entenderem que a partir de meus estudos pude observar que muitos fabricantes de computador oferecem uma "família" de modelos de computadores, todos com a mesma arquitetura, mas com diferenças de organização. Dessa maneira, os diferentes modelos de "família" têm preços e características de desempenho distintos. Além disso, uma arquitetura pode sobreviver por muitos anos, enquanto sua organização muda com a evolução da tecnologia. Contudo, como a organização deve ser projetada para implementar uma especificação particular de arquitetura, uma análise minunciosa na organização de um computador, requer tb um "exame" detalhado de sua arquitetura.
FONTE:
Arquitetura e Organização de Computadores
Autor: William Stallings
Edição:05
Editora: Pearson, Prentice Hall
É isso aí, amores! Espero q esta postagem tenha servido para a compreensão das diferenças de "contexto" no meu tema, e, ficar atento(a) pois estas definições e exemplificações serão analisadas mais detalhadamente a partir de cada tópico referido na postagem, tipo memória, E/S... e sem esses prévios conceitos ficaria um tanto complicado q nós sem base alguma compreendessemos, né?
Então, até a próxima!
Aguardem!
Beijinhos,
Hevelynn Martins=).

domingo, 3 de agosto de 2008

Afinal, existe distinção entre Arquitetura x Organização de PC's???

Oi, amores...

Meu maior objetivo nesta postagem e na próxima é tentar diferenciar dois termos muito parecidos que pode confundir nossa cabeça: Arquitetura e Organização de Pc's...

Sem dúvida alguma existe uma enorme distinção no que se refere as palavras ARQUITETURA X ORGANIZAÇÃO de PC's...OW, se não houvesse diferença meu assunto principal seria ou Arquitetura de Pc's ou Organização de Pc's, não acham???Porém é Arquitetura & Organização de Pc's...vixe, já tô ficando redundante...Então vamos lá...

Embora seja difícil definir precisamente esses termos, existe um consenso sobre as áreas que cada um desses termos abrange:



  • O termo "arquitetura de computador" refere-se aos atributos de um sistema que são visíveis para o programador ou, em outras palavras, aos atributos que têm impacto direto sobre a execução lógica de um programa.


  • O termo "organização de um computador" refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que implementam as especificações da sua arquitetura.

FONTE:

Arquitetura e Organização de Computadores

Autor: William Stallings

Edição: 05

Editora: Pearson, Prentice Hall

É isso aí, amores! Duas definições breves para q vcs não tenham "preguiça" de ler o post...rsrs...


Na próxima postagem, exemplificarei tais definições com a finalidade de facilitar nosso aprendizado...Aguardem!


Beijinhos,


Hevelynn Martins =).

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Descobri q um algoritmo já facilitou minha vida...achei o máximo!!!!

Oi, amores...
Esta postagem está sendo especial para mim pq apenas hoje descobri q gosto, sei e descobri alguma funcionalidade (e são muitas!) dos algoritmos (q nos "detona" nas provas da Uefs, de Ciência da Computação...rsrs)
Acabei de chegar do meu Curso Preparatório para a Prova da PRF e, admito: voltei encantada! O professor de Informática começou a explanar um assunto q está programado no edital do concurso para "cair" na prova: BrOffice...blábláblá....aí ele começou a comparar o BrOffice com o Microssoft Office (para quem não sabe do q se trata o BrOffice, é basicamente um software semelhante ao Microssoft Office q edita textos, planilhas,apresentações... e td isso do "jeitinho brasileiro"...ah...quem quiser saber algo mais me pergunta q eu estudo e respondo, rsrs...), e algo me chamou a atenção qnd ele começou a explicar q algumas "mentes brilhantes" iniciaram um trabalho com algoritmos com a finalidade de diminuir o "tamanho" do arquivo da diagramação completa de um jornal antes de ser impresso e chegar na sua casa prontinho para ser lido, por exemplo(desculpa...eu só consigo explicar assim devido a paixão por design gráfico x diagramação), então achei o algoritmo de extrema importância, visto q os designer's ( e eu me incluo tb nessa categoria) cada vez mais buscam por agilidade, praticidade e conforto no exercício da profissão...Nossa! Para quem não sabe, a diagramação de um jornal completa(q foi o exemplo q citei), consiste em fotos, muitooooos textos, propagandas...a maioria delas com muitas imagens q acabam tornando o arquivo imensamente "pesado"...Esse algoritmo q o "gênio" desenvolveu é td de bom!!!( Afinal, ele conseguiu criar um algoritmo q reduzisse a extensão de um arquivo pesado, sem prejudicar nd no projeto do designer, muito menos no computador...
Aí, admito qnts vezes já repeti na sala de aula ou fora dela: Para q um Engenheiro de Alimentos precisa entender e saber desenvolver um algoritmo??? Agora, do meu jeitinho, compreendo perfeitamente!
Amores, nós tb podemos facilitar nossas duras vidas como engenheiros de alimentos e/ou as de outros profissionais criando bons algoritmos...é só parar de preguiça e raciocinar um pouco...para quem pensa sempre no lado financeiro...dá dinheiro...rsrsrs...
Espero q esta postagem sirva para "abrir a mente" de alguém...afinal, HOJE...(q pena q foi só depois da prova, rsrs), eu me "amarrei" em algoritmo...

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Para descontrair...nós merecemos! rsrs

...E as vezes ainda brigamos com a tecnologia q temos...rsrs



FONTE:

http://farm3.static.flickr.com/2129/2369625910_e5d6de3ceb_o.jpg

Amores, divirtam-se!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).



segunda-feira, 28 de julho de 2008

Diagrama referente à organização da Arquitetura de um Pc

Oi, amores...
Como havia anunciado na postagem anterior, hoje disponibilizo um diagrama que expõe a organização da Arquitetura de um Computador...



Os principais elementos de um sistema de processamento (central processing unit - CPU), a memória prncipal, o subsistema de E/S (entrada e saída) e os mecanismos de interconexão entre esses componentes. A CPU, por sua vez, consiste em uma unidade de controle, uma unidade lógica e aritmética (arithmetic and logic unit - ULA), registradores internos e mecanismos de interconexão.

FONTE:

Arquitetura e Organização de Computadores

Autor: William Stallings

Edição: 05

Editora: Pearson, Prentice Hall


É isso aí, amores! Espero q tenham conseguido diferenciar a Arquitetura de um Computador das funções do mesmo. Nas próximas postagens estarei distinguindo Arquitetura de PC's de Organização do mesmo...


Aguardem!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

domingo, 27 de julho de 2008

Diagrama da Visão Funcional de um Computador

Oi, amores...
Na postagem anterior pode-se observar breves definições no que se refere à Computadores e à Arquitetura e Organização dos mesmos... Hoje, disponibizo um diagrama sobre a visão funcional de um Pc, afim de vc compreender melhor a definição postada sobre Computadores...





Anexo:


Explicando as funções de computadores citadas na postagem anterior:

  • Processamento de Dados: É claro que um computador é capaz de processar dados.Os dados podem ter grande variedade de tipos, e a gama de requisitos de processamento é muito ampla.

  • Armazenamento de Dados: É também essencial que um computador armazene dados. Mesmo quando é realizado um processamento de dados do tipo on the fly (isto é, quando os dados de entrada são processados e os resultados são enviados diretamente para a saída), o computador precisa armazenar temporariamente ao menos aquela porção dos dados que está sendo processada naquele instante. Portanto, existe pelo menos uma função de armazenamento temporário de dados. É igualmente importante que um computador seja capaz de armazenar dados de maneira permanentemente, por períodos mais longos. Os dados são armazenados no computador, para subsequente recuperação e modifcação.

  • Transferência de Dados: Um computador deve ser capaz de transferir dados, tanto internamente quanto com o mundo externo. O ambiente de operação de um pc consiste em dispositivos que servem como fonte ou como destino de dados. Quando os dados são recebidos ou enviados para um dispositivo diretamente conectado ao computador (exemplo Cabo USB de uma máquina digital ou Pen Drive), o processo é conhecido como entrada e saída (E/S0 e o dispositivo é denominado um periférico. Quando os dados são transferidos por distâncias maiores, de ou para um dispositivo remoto, o processo é conhecido como comunicação de dados.

  • Controle da Funções: Finalmente, deve existir um controle dessas três funções. Em última instância, esse controle é exercido pelo(s) indivíduo(s) que fornece(m) instruções ao computador. Dentro de um sistema de computação, uma unidade de controle gerencia os recursos do computador e rege o desempenho das suas partes funcionais em resposata a essas instruções.

FONTE:

Arquitetura & Organização de Computadores

Autor: William Stallings

Edição: 05

Editora: Pearson, Prentice Hall, São Paulo.



É isso aí, amores!
Na próxima postagem estarei disponibilizando um diagrama q explique a definição que explanei sobre Arquitetura & Organização de Computadores, na postagem anterior a esta.
Até a próxima!
Aguardem!

Bejinhos,

Hevelynn Martins =).

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Portal do Estudante da Uefs

http://academico.uefs.br/
http://bibuefs.uefs.br/

Oi,amores...
Aí está o Portal da Uefs e da Biblioteca da mesma...
Espero q seja útil...
Beijinhos,

Hevelynn Martins =).

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Introdução à Arquitetura & Organização de Pc's

Oi, amores...
Semana passada, apenas citei o assunto do qual eu trataria em meu Blog...
Como não quero (nem devo) ficar de enrolação, vou ser breve e iniciar aos poucos uma Introdução em Arquitetura & Organização de Computadores, visto que por se tratar de assunto denso, precisará de um pouco de paciência e atenção para ser compreendido...
Então, vamos com calma!
Antes de qualquer coisa vou explanar brevemente a definição de Computadores.

Denomina-se computador, uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

A principal característica dos computadores modernos, o que se distingue de outras máquinas, é que pode ser programado. Isto significa que uma lista de instruções pode ser armazenada na memória e executa posteriormente.

A arquitetura de computadores é de certa forma, a teoria por detrás do desenho de um computador. Da mesma maneira que um arquiteto de edifícios define os princípios e os objetivos de um projeto de edificação como base dos projetos do projetista, assim também um arquiteto de computadores o faz, definindo a base das especificações do desenho do sistema. A Arquitetura de computadores pode também ser definida como a estrutura e a organização dos hardwares e se refere ao funcionamento interno do computador, como está organizada e arranjada a parte não vista pelo usuário de computador.

Existem vários modos de uso do termo, que podem ser usados referindo-se a:

  • Arquiteturas de hardware mais generalizadas, tais como computação em conjunto e arquiteturas NUMA (acesso não-uniforme à memória).

  • A utilização menos formal do termo refere-se a uma descrição dos requisitos (especialmente requisitos de velocidades e interligação) ou implementação do design para as várias partes de um computador, tais como memória, placa mãe, periféricos eletrônicos ou, mais frequentemente, CPU.

  • A arquitetura é frequentemente definida como o conjunto de atributos da máquina que um programador deve compreender para que consiga programar o computador específico com sucesso, ou seja, para que consiga compreender o que o programa irá fazer aquando da sua execução. Por exemplo, parte da arquitetura são as instruções e o raio de operadores manipulados por elas. De uma maneira semelhante, a frequência em que o sistema opera não é incluida na arquitetura. Esta definição revela as duas principais considerações dos arquitetos de computadores: (1)desenhar hardware que se comporta como o programador pensa que se irá comportar, (2)utilizar implementações existentes de tecnologias (por exemplo, semicondutores) para construir o melhor computador possível. A 2ª consideração é frequentemente referida como a microarquitetura.


A evolução dos computadores pessoais está diretamente associada ao aumento da frequência e da potência dos processadores e das placas gráficas, bem como à capacidade cada vez maior dos chips de memória que continuamente aparecem no mercado. De tempos em tempos, a arquitetura interna dos PCs, ou seja, as bases sobre as quais eles são construidos, deve ser aperfeiçoada para dar suporte a todas as novas tecnologias.A arquitetura interna de um PC é definida pela forma em que se estruturam e interagem os componentes básicos do hardware. Por esse motivo, as características e funcionalidades de uma determinada arquitetura derivam, em grande parte, da capacidade e da eficiência das transferências de informação que ocorrem através dos barramentos de dados. Na prática, isso se traduz no fato de que dois computadores equipados exatamente com os mesmos processador, memória, placa de vídeo e assim por diante, mas com arquiteturas diferentes (isto é, com diferentes placas-mãe ou chipsets), podem revelar grandes diferenças de rendimentos e de desempenhos.

Bom, Amores, se divirtam com a introdução do assunto, espero que o tenham compreendido...

Fontes:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=163541

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitectura_de_computadores


Até a próxima!

Aguardem!!!


Beijinhos,

Hevelynn Martins =).



terça-feira, 15 de julho de 2008

Oi, amores!!!!!!!!!!!!!!!!!

Logo vocês poderão se atualizar no que se refere a Arquitetura & Organização de Computadores...

Eu me chamo Hevelynn Franco Martins, tenho 20 anos, sou formada em Design Gráfico, pelo Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia, e estou cursando o 1º Semestre do Curso de Engenharia de Alimentos, na Universidade Estadual de Feira de Santana. No Curso da UEFS, tenho um Componente Curricular denominado Ciência da Computação (que é muito difícil, por sinal!) e, o meus orientadores deste, ( Sr. Trazíbulo Henrique e Sra. Claúdia Pinto ), solicitaram à turma que criassem um Blog sobre alguns temas relacionados à Computação x Engenharia de Alimentos...eu escolhi Arquitetura e Organização de Computadores, e vou me desvirar para que vocês entendam as minhas postagens e fiquem fãs de carteirinha do assunto...rsrs

Me aguardem!!!

Beijinhos,

Hevelynn Martins =).